quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Deus gosta de azul...

Ontem estava em casa, já era noite, fui até a varanda e me deparei com a lua, em sua fase de lua nova, linda, brilhante rodeada por milhares de estrelas, não resisti, busquei em meu quarto um binóculo velho, com poeiras da minha adolescência, resolvi passar uns instantes contemplando aquela maravilha. Ao aproximar a imagem, pude observar melhor a sombra que a Terra projeta sobre o astro, para minha surpresa, contemplei algo que à olho nu eu não via, entre a parte coberta pela sombra e a parte iluminada pelo Sol, uma pequena, mas belíssima faixa azul, azul bem clarinho, mas brilhoso como jóia rara. A faixa é o reflexo do planeta, conhecido como planeta azul, a nossa casa... o planeta Terra... chamei minha esposa, mostrei a imagem a ela e disse, a Terra é realmente azul..... Deus gosta de azul...

Gosta de azul, pois pintou nossa casa com esta belíssima cor, mas pensando bem, ele também gosta do verde colocado em nossas florestas que possuem a cor por todos os lados e por todos os tons, quem sabe o laranja do sol nascente entre às montanhas (só quem já viu esta imagem sabe do que eu falo), na verdade, a alegria de Deus se mostra em cores, e quem já parou para contemplar imagens do universo, encontrou uma explosão de cores, às mais variadas e bem humoradas que se possa imaginar, tonalidades que nem em fabricas de tintas se pode encontrar. Deus é alegria, é alegria porque se fosse um Deus turrão, sério e mal encarado, pintaria tudo de preto e branco e estaria tudo muito bom, o homem que se contentasse, mas não, coloriu cuidadosamente cada canto do universo como a sempre alegre criança que passa horas em meio a folhas de papel e giz de cera, criando cores e formas diferentes, regadas por sorrisos e deliciosas gargalhadas.

Pela obra se conhece o autor, pela harmonia da música, se aprecia a mente do compositor, pela profundidade da letra da canção, se vislumbra o coração de quem a escreveu, pela beleza de um quadro dá para contemplar o espírito do pintor. Ninguém precisa ver a planta das obras de Niemeyer para confirmar que foi ele o arquiteto da construção, assim como para o que aprecia a boa música, é tarefa fácil reconhecer Mozart, Chopin, Ravel....

Da mesma forma, podemos então compreender o que o autor do Salmo 19 nos diz quando com belas palavras exclama: “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. Sim... podemos conhecer um pouco mais a Deus através da sua criação...

Assombro-me com o tamanho do universo visível, alguns cientistas afirmam que para chegarmos ao seu fim, levaríamos 14 trilhões de anos viajando a 300.000 quilômetros por segundo (velocidade da luz), outros dizem que levaríamos 30 trilhões de anos viajando a esta velocidade, de uma forma ou de outra, ainda corremos o risco de chegar ao que achávamos ser o final, e descobrirmos que lá não é o fim, por isto, uma grande parte prefere dizer que o universo é infinito, afinal... alcançar seu fim, é tarefa impossível e louca aos olhos humanos, pela imensidão do universo podemos concluir, seu autor é simplesmente ETERNO...

 Outro dia, ouvindo a palestra de um físico, o mesmo comentava sobre a quantidade infinda de estrelas existentes, na intenção de passar a platéia uma idéia da quantidade, o mesmo afirmou que se juntássemos todos os grãos de areia das praias do nosso planeta, e se uníssemos também todos os grãos de areia de nossos desertos, e então pudéssemos contar todos eles, o número que encontrássemos, ainda seria inferior ao número de estrelas no universo. Me deparo então com o texto do Salmo de número 147, onde o autor diz que Deus conta o número das estrelas, chamando cada uma delas pelo seu nome, olhando para isto, podemos concluir, uma mente como esta não pode ser comparada a humana, é uma mente que tudo sabe, tudo conhece, o autor do universo é simplesmente CONHECEDOR de todas as coisas....

Passando a olhares mais próximos, tenho na janela do meu quarto uma pequena jardineira, nela plantei algumas mudas de Kalanchoe, gosto de flores, tenho amarelas, vermelhas, rosas, lilás, laranjas. Logo assim que plantei fiquei ansioso a fim de vê-las florescendo, enfeitando enfim minhas manhãs, não passou muito tempo até que isto de fato acontecesse, e hoje, quase que diariamente eu paro para observá-las. A composição de cada flor, cada pétala, é algo fantástico, lindo, perfeito, delicado, fico pensando como Deus é CUIDADOSO, como Ele é ROMÂNTICO, SIMPÁTICO, AMIGO... ele me dá flores todos os dias, e assim aprendo um pouco mais com Ele e sobre Ele.

Posso contemplar nos olhos brilhantes amparados por bochechas rosadas de minha filha a BONDADE de Deus, nos seus cabelos encaracolados, que servem de moldura para um belo sorriso com direito a covinhas, vejo Sua PERFEIÇÃO, assim como também toda a Sua SIMPLICIDADE, em ter confiado a mim um ser tão especial.

Na terra, tão surrada e destruída pelo homem, destroçada pela ganância nossa de cada dia, mas que mesmo assim diariamente floresce e nos dá o alimento, e enche os campos com belas flores, no Sol que volta a nascer todos os dias, e aquece o bom e o mau, o justo e o bandido, o monge e o assassino de inocentes, vejo GRAÇA INCOMENSURÁVEL e o real sentido de MISERICÓRDIA.

No canto dos pássaros, até mesmo no da família de maritacas que moram no abacateiro próximo a minha janela e que cismam em tentar me convencer que eu preciso acordar antes do despertador tocar, eu vejo gargalhadas de um Deus que é a própria ALEGRIA. No pesado e estrondoso oceano, como nas colossais cadeias de montanhas, vejo sua FORTE e PODEROSA mão.

Quando falta o dinheiro, e até mesmo o leite da criança parece ir se esgotando, e de repente, como que com mágica, como “vale a pena ver de novo” da cena da viúva e a botija de azeite, a dispensa se enche de novo, e podemos até repartir com o próximo, vejo como Ele é ZELOSO.

Quando olho para dentro, bem dentro de mim, e descubro que eu posso ser melhor do que fui ontem, que posso ser melhor pai, melhor marido, melhor filho, melhor amigo, quando vejo que posso te amar, independente do seu jeito, dos seus pensamentos, dos seus defeitos... encontro algo que vem dEle, afinal, é Ele o próprio AMOR.

Como é bom conhecê-Lo, como é bom ter a certeza de que Ele está me vendo agora, como é bom saber, que apesar de ser Deus, Ele se importa comigo, e não porque eu seja bom, mas simplesmente porque Ele me AMA INCONDICIONALMENTE.

Eu gosto disto, gosto de pensar sobre Deus, sobre os mistérios do universo, como viram, gosto de flores e também de contemplar o canto das aves, gosto de olhar para o céu estrelado.... a propósito, está noite novamente, queria lhe fazer um convite...vem, vem até a varanda...

...te empresto meu bom e velho binóculo...

...a Lua está novamente no céu, quero te mostrar algo lindo, algo que vi noite passada....

...está vendo! Está vendo aquela faixa reluzente no limite da sombra na Lua? ...

...pois é.... vou te contar um segredo......

...Deus......

...Deus gosta de azul. (risos)


“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” Rm 1:20

Super abraço a todos!!

Em amor...

Leonardo Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário