quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mãe... o melhor exemplo.


Lembro-me que há alguns anos atrás, em um segundo domingo de maio, pregava eu na igreja, e é claro, aproveitando o ensejo da data, trazia uma mensagem em homenagem às mães, a este ser que a todos encanta, que abrilhanta a vida da gente, que faz o remédio amargo virar doce e que quando nem remédio amargo há, se faz remédio e a todos os filhos deste mundo, consegue trazer a magia do sono tranquilo. Mãe é algo fantástico, algo diferente, perdoem-me os pais, afinal, também eu sou um deles, mas todos sabem bem, mãe é um ser especial.

Me recordo que pregava naquele dia um trecho do profeta Isaias, profeta que viveu em um período em que o povo havia se afastado de Deus, havia abandonado ao Senhor, e por conta disto, um grande temor caiu sobre a nação, eles pensavam que Deus jamais olharia para eles novamente, a ponto de dizerem:

"mas Sião diz: já me desamparou o Senhor, o Senhor se esqueceu de mim" (Is 49:14)

Frente a esta declaração, o coração de Deus se enche de amor, de carinho, e ele então se prepara a falar ao povo, precisa ele dizer a aquela nação o quanto ele ainda os amava, mesmo estando eles distantes dos seus caminhos....

Enfeitando então um pouco a historia, poderíamos especular....

Deus então pensa... como mostrar a eles o quanto os amo? como será que eu posso de uma forma simples, mas profunda, explicar a eles como é o meu amor? Preciso de algo que esteja bem próximo a eles....humm.... achei! achei o melhor exemplo!

Deus então profere suas palavras:

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.


Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim." (Is 49:15-16)


Fantástico... o melhor exemplo no universo encontrado por Deus, para demonstrar o seu amor, foi achado no simples e afetuoso exemplo de uma mãe...


O interessante, é que a pergunta que Deus faz, só faz sentido se a resposta for uma negativa, ou seja, pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? óbvio que não... isto é totalmente impossível!!!! observe que qualquer outra resposta aqui, torna todo restante do texto sem o menor sentido.... Deus procurou.... Deus achou o melhor exemplo, o melhor exemplo é a MÃE.


Enquanto Deus faz o seu discurso, ele também nos explica porque só em um amor de mãe conseguimos encontrar um amor semelhante ao dele, vejamos o texto....


Mãe é aquela que CRIA: Criar não é só passar tempo junto, criar é sinônimo de zelo, de cuidado, de tratamento, de alimento, observe que esta relação é tão profunda, que a mãe não somente dá o alimento, como também se faz alimento, uma mãe de verdade, não olha idade de filho, ela cuida em todo instante, o filho pode ser novo, velho, aposentado, enquanto a mamãe estiver por perto, tenha certeza, ela estará zelando pela sua eterna criança, mesmo que nós, as crianças não as entendamos muitas vezes.


Mãe é aquela que NÃO SE ESQUECE: Uma mãe que teve um filho nos braços, que o amamentou, que o viu dar os primeiros passos, proferir as primeiras palavras, a mãe que nos observou nos primeiros anos na escola... e por ai vai, olha, todos nós podemos nos esquecer de muitas coisas, mas é praticamente impossível que uma mãe se esqueça de um filho que amamentou em seus braços, seria mais fácil ela se esquecer de si mesma, que conseguir apagar de sua memória o olhar de um filho enquanto mama em seu seio. Lembro-me de uma cena que vi há uns anos pela tv, uma mãe que ao ver seu filho se afogando em um poço, não pensou duas vezes, se atirou a fim de resgatá-lo, mesmo não sabendo nadar, mesmo não tendo esperança alguma que iria sair daquele lugar com vida, ela não hesitou em nenhum instante, se atirou e resgatou seu filho amado, isto é amor de mãe, é abrir mão de tudo que é seu, mas ver seus filhos bem, aquela mãe não viveria mais, se a sua última cena fosse ver seu filho morrendo afogado, sendo assim, a única opção foi pular no poço, e graças a Deus, ambos saíram bem.


Mãe é aquela que SE COMPADECE: se compadecer é suportar, é tolerar, é ter compaixão, é não estar feliz com o sofrimento de outro. Agora parafraseando o texto de Isaias, pode uma mãe ser plenamente feliz, vendo seu filho sofrer? A resposta é simples, jamais conseguiria. Ser mãe é isto, é trabalhar noite e dia e ainda cuidar do lar, e quando chega em casa, mesmo exausta, ir para a cozinha preparar o prato que o filho tanto gosta, é ir a pé para o trabalho só pelo prazer de pagar o lanche do filho no final de semana, é comer o arroz com feijão puro com sorriso no rosto por deixar o dois últimos pedaços da carne para os filhos, é doar-se, mas ver seus filhos bem. Pode faltar tudo a uma mãe, contanto que os seus filhos estejam bem, se os filhos sorriem, ela sorri também, e isto é simplesmente fantástico.


A mãe ama, quem ama cuida, quem ama não abandona, quem ama não consegue ser feliz se a pessoa amada estiver triste!


Mãe é doação, mãe é entrega, mãe é carinho, mãe é alimento... enfim... mãe é o MELHOR EXEMPLO para que o homem compreenda um pouco de Deus, que não só ama, mas que é o próprio amor.... é isto... mãe não somente ama... mãe é um pouco do amor, encarnado em um ser especial, concedido a cada um de nós como forma de zelo de Deus, alguns preferem dizer que são anjos em nossas vidas, de uma forma ou de outra, o que seria de nós sem elas não é mesmo?


Mãe ... te amo, obrigado por tudo que você já viveu, já sofreu, já passou por mim, só Deus, você, eu e a jaque sabemos por tudo que já passamos juntos, você é simplesmente fantástica.


Dinha, te amo, obrigado por ser a melhor mãe do mundo para Gabi, por zelar como ninguém pelo nosso lar, você é simplesmente fundamental para nossas vidas.


A minha Avó, a todas as minhas mães postiças, as minhas tias, minhas primas, minhas amigas, a todas as mamães que conheço, e as que também não conheço mas que lerão este singelo texto, desejo a todas vocês um excelente dia das mães, muitas alegrias, muito sorriso no rosto, muitas flores, vocês merecem, afinal, SE O PROPRIO DEUS DIZ QUE VOCÊS SÃO O MELHOR EXEMPLO DE AMOR NESTA TERRA... EU SÓ POSSO CONCORDAR COM ELE.


Super beijo a todas!!!!!


Leonardo Mendes.

Um comentário:

  1. Léo, querido, que texto lindo! Vc não é mãe mas descreveu perfeitamente o papel mais importante desempenhado por um ser humano nesta Terra... Não só humano, mas até os animais irracionais, na grande maioria, "sabem" ser "mães" e, assim, garantem que a vida continue! "Mãe é quem cria", disse bem. E Deus bem que poderia ser chamado de "Mãe",ao invés de "Pai"! Rsrsrsrsrs!!!! Parabéns pela tua sensibilidade, meu amigo! Parabéns por ser essa pessoa maravilhosa! Parabéns por ser também um ótimo pai para Gabi e, junto com Claudinha (aí vai meis Parabéns atrasados para ela, por ser a mãe que é1), construir essa família linda de vcs! Bjs!

    ResponderExcluir